segunda-feira, março 28, 2005

O campo de golfe tem de aguardar

Ministro da Agricultura proíbe corte de sobreiros em Benavente
27.03.2005 - 16h58 Lusa

O ministro da Agricultura, Jaime Silva, proibiu o corte de sobreiros na Herdade da Vargem Fresca, em Benavente, e ordenou o levantamento dos cortes já efectuados, divulgou o Ministério da Agricultura. De acordo com um comunicado do ministério, Jaime Silva decidiu não autorizar os cortes de sobreiros na Herdade da Vargem Fresca para "garantir a protecção das formações florestais de especial importância ecológica, nomeadamente os montados de sobro".

"A protecção do sobreiro justifica-se largamente pela sua importância ambiental e económica, sendo proibidas as conversões em povoamentos de sobreiros", diz a nota. A decisão do ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas teve ainda em conta "a manifesta insuficiência da fundamentação do despacho conjunto dos ministérios da Agricultura, Ambiente e Turismo", de 16 de Fevereiro, publicado a 8 de Março no Diário da República, e a recente decisão judicial. No seu despacho de quarta-feira, Jaime Silva ordenou à Direcção-Geral dos Recursos Florestais o imediato levantamento dos cortes já efectuados na herdade do concelho de Benavente.

O tribunal de Leiria mandou, no dia 15, suspender o corte de 2605 sobreiros para a construção de um empreendimento turístico da Portucale, em resposta a uma providência cautelar apresentada associação ambientalista Quercus. O arranque e corte dos sobreiros tinham sido autorizados por um despacho conjunto dos anteriores ministros da Agricultura, Ambiente e Turismo, que reconheceram a imprescindível utilidade pública de um loteamento turístico/imobiliário da Portucale em Benavente.

Os sobreiros são uma espécie protegida por lei que só pode ser abatida em situações de imprescindível utilidade pública, nomeadamente construção de escolas ou hospitais, ou com fins exclusivamente agrícolas.

terça-feira, março 22, 2005

Sapo

Já não viamos este nosso morador desde o ano passado. Ontem, depois das chuvadas do dia, finalmente emergiu.

sexta-feira, março 18, 2005

terça-feira, março 15, 2005

Mais uma novidade na nossa terra!!

A Câmara de Coruche vai colocar dois sinais de “Stop” nos dois extremos da rua de S. João, até ao cruzamento com a rua do Vale. A deliberação surge na sequência de um pedido feito pelo presidente da Junta, depois de terem acontecido alguns acidentes na zona.

Uma não novidade

Mais uma vez temos de agradecer à EDP nova avaria. Desta vez um aparelho de ar condicionado. Na ultima medição tinhamos 205V em vez dos 230. Sempre é melhor do que quando injectaram 350 para dentro de casa.
A situação habitual é a luz fluorescente da cozinha apagar-se enquanto fazemos o jantar, o micro-ondas já nem conta porque não aquece um copo de água...
Já nada fica ligado à corrente a não ser estritamente necessário.
Interioridades...

domingo, março 13, 2005

Flores

As nossas primeiras flores de 2005









Rãs

Finalmente conseguimos este fim de semana fotografar o que já sabíamos que vivia no nosso charco: rãs. Onde pensámos encontrar uma, para já são duas:







sábado, março 12, 2005

Contradições

Enquanto se tenta salvar por um lado, tenta-se destruir pelo outro...

A Companhia das Lezirias está a executar um plano de vacinação de 600 sobreiros contra a doença da morte subita. Está ainda a estudar, com o apoio do Instituto Superior de Agronomia, a hipótese de, este ano, e devido à seca prolongada, não extrair cortiça para não pôr as árvores em perigo.

O governo de Santana Lopes aprova, a menos de 96 horas da tomada de posse do novo governo, o abate de 2605 sobreiros em reserva ecológica para um projecto turistico-imobiliario (leia-se 510 hectares com várias moradias, um hotel, dois campos de golfe, um centro hípico, uma barragem e um campo de tiro) de uma sociedade do grupo BES, a Portucale. Isto por “imprescindível utilidade pública” de um projecto privado.

Num raio de 20 km de nossa casa dispomos de vários campos de golfe.
Numa zona em que os bombeiros já estão actualmente a fornecer água às herdades para sustento do gado!

segunda-feira, março 07, 2005